Buscar Curiosidades

Curiosidades » Animais » Quanto tempo vive uma borboleta

Quanto tempo vive uma borboleta

Quanto tempo vive uma borboleta

As borboletas sofrem transformações em quatro fases: o ovo, a lagarta, a pupa e o estágio adulto. No começo do ciclo os ovos, postos pela borboleta em folhas de plantas, esperam de um dia a um mês, depende do crescimento da planta onde ele foi posto e das condições do clima.

Então, ele se transforma em lagarta, vivendo assim meses ou até mais de um ano. Nesta fase, ela precisa crescer e guardar energia, por isso come um pouco mais. Também produz fios semelhantes à seda, que são prendidos na superfície de onde ela fica. Esses fios servem para protegê-la de predadores.

Quando a lagarta atinge a fase de pupa, depois de ter tido várias mudanças de pele, ela usará os fios de seda para construir seu casulo. Uma vez dentro do casulo ela permanece em repouso por um período de uma semana a um mês — dependendo de sua espécie — enquanto isso os tecidos de seu corpo vão se modificando. E quando a borboleta estiver pronta, ela irá romper o casulo.

Nesta fase, o mais importante é a reprodução. Por isso, a mobilidade que as asas dão ao inseto é tão importante, pois assim a espécie pode se dispersar para outras áreas, sendo possível o encontro entre machos e fêmeas.

Contudo, as borboletas pequenas vivem apenas uma semana. Já as das espécies "Monarchs", "Mourning Cloaks" e "Tropical Heliconians" podem durar até nove meses.

Tags: borboletas

Autor: Adriano Villa - Equipe Curiosidades 10

Lido: 1537 vezes

Compartilhar no facebook Compartilhar no twitter

Mais Categorias

Os curiosos estão lendo:

Curiosidades mais lidas:

© 2009-2013 Curiosidades 10 - Todos os direitos reservados