Buscar Curiosidades

Curiosidades » Curiosidades » Como é feito o gelo seco?

Como é feito o gelo seco?

Como é feito o gelo seco?

Antes de mais nada, precisamos deixar algo bem claro, o gelo seco, ao contrário do gelo "molhado" não é feito de água, ou seja de H2O mas sim de dióxido de carbono que expelimos na respiração. Se na forma gasosa o dióxido de carbono (CO2) é conhecido também como: gás carbônico, no estado sólido ele é o gelo-seco que muitos sorveteiros utilizam para que seu produto não derreta em pleno verão.

Embora o gás carbônico esteja presente na atmosfera, os fabricantes de gelo seco não o retiram de lá, mas sim do "lixo" da produção de outras substâncias. Um grande exemplo é a produção de Amônia que libera CO2 que é sugado por uma chaminé e jogado em um tanque especial. Nesse tanque especial ele é resfriado e comprimido até atingir uma temperatura de -28ºC e uma pressão de 300 psi, para se ter uma ideia dessa medida, equivale a dez vezes a pressão dentro de um pneu de carro.

A partir deste ponto, basta abrir a válvula que fecha o tanque com pressão normal e, quando isso ocorre o CO2 se expande, metade dele vira sólido e a outra metade vira gás, nós utilizamos a parte sólida, uma fina que será prensada no formato de blocos, cubos ou pequenos cilindros para serem vendidos. A vantagem do gelo seco quanto ao molhado é que ele mantém a temperatura média de -80ºC, ou seja, ele é muito mais gelado do que o gelo molhado e, para encerrar, uma última curiosidade: você sabe por que ele tem esse nome? Gelo Seco? Quando aquecido, passa diretamente para o estado gasoso.

Tags: gelo seco como é feito

Autor: Curiosidades 10

Lido: 3046 vezes

Compartilhar no facebook Compartilhar no twitter

Mais Categorias

Os curiosos estão lendo:

Curiosidades mais lidas:

© 2009-2013 Curiosidades 10 - Todos os direitos reservados