Buscar Curiosidades

Curiosidades » Curiosidades » Como tirar o passaporte?

Como tirar o passaporte?

Como tirar o passaporte?

O passaporte é um documento indispensável para quem deseja conhecer o exterior e se você é uma dessas pessoas precisa saber que, não é muito bom deixar esse documento para a última hora, portanto, se está pensando em viajar para fora, é melhor começar agora a pensar em procurar por informações.

Atualmente, devido à facilidade de compra das passagens aéreas, viajar para o exterior não é mais aquele bicho de sete cabeças e coisa que só gente com dinheiro faz. As empresas costumam parcelar a passagem de ida e de volta justamente para facilitar ainda mais o passeio de seu cliente. Segundo a Polícia Federal, órgão responsável pela emissão do documento, no ano de 2011, 2,1 milhões de brasileiros adquiriram seus passaportes, quinhentos mil a mais comparado ao ano anterior e quase um milhão comparado a 2009.

Você sabe como tirar o visto para os Estados Unidos?

Tome cuidado com o agendamento da emissão de seu documento pois elas costumam variar conforme época e até mesmo lugar desejado, a entrega do documento deve ser feito em até seis dias, conforme explicações da Polícia Federal. Caso precise de mais informações como proceder neste processo, basta ligar para 194 ou pelo site: www.dpf.gov.br/simba/servicos/passaporte.

Abaixo saiba como seguir passo a passo como tirar seu passaporte comum:

1 - Preencha corretamente o formulário eletrônico no site da Polícia Federal.

2 - Após o preenchimento o sistema gerará um boleto no valor de R$ 156,07 e você terá vinte dias para pagar este documento.

3 - O sistema também agendará um dia para você comparecer ao Posto da Polícia Federal, porém fique atento, pois alguns postos ainda não permitem o agendamento via internet. Neste caso é aconselhável ligar para obter mais informações.

4 - No dia e horário marcado, vá até o seu posto munido de seus documentos: RG (menores de 12 pode ser a certidão de nascimento), CPF se for menor, levar CPF do responsável (o documento é dispensado quando o número deste documento está impresso no verso do RG). Título de Eleitor com os comprovantes das duas últimas eleições, primeiro e segundo turno. Para homens de 19 a 45 anos documento que comprove a quitação com os serviços militares.

5 - Para os naturalizados brasileiros: certificado de Naturalização. Caso tenha passaporte anterior, levar.

6 - Os agentes da Polícia Militar tirarão suas impressões digitais dos dez dedos e também uma fotografia.

7 - O solicitante receberá um documento com a data de entrega do passaporte que estará pronto em seis dias úteis e, para retirá-lo é necessário ir pessoalmente munido de seu documento de identidade, se não for retirado no prazo de noventa dias, o documento será cancelado.

Algumas informações importantes que você precisa saber e atentar. O passaporte tem validade de cinco anos, no caso de menores de quatro anos o tempo de validade é definido mediante a idade, conforme tabela da Polícia Federal. Determinados países requerem que o passaporte tenha no mínimo seis meses de validade. Não existe renovação do documento, ao vencer você terá que passar por todo processo de emissão novamente. Para menores de 18 anos, é exigido autorização dos pais, no site da Polícia Federal tem um modelo deste documento.

E para encerrar, a Receita Federal pode emitir um passaporte em vinte quatro horas, contudo, este é um documento emergencial que deve ser comprovado, como: catástrofes naturais, necessidade de trabalho, motivo de saúde e etc. Qualquer situação que possa causar um grave transtorno ao requerente. O documento emergencial possui validade de um ano.

Tags: passaporte viagem

Autor: Adriano Villa - Equipe Curiosidades 10

Lido: 295 vezes

Compartilhar no facebook Compartilhar no twitter

Mais Categorias

Os curiosos estão lendo:

Curiosidades mais lidas:

© 2009-2013 Curiosidades 10 - Todos os direitos reservados